O que é, o que é: está dentro da sua cabeça, é enrugado e dividido como uma noz gigante, e
ajuda você a pensar e a fazer tudo?
É ele: o cérebro! O principal órgão do sistema nervoso, que controla o corpo inteirinho! Ele é o responsável por todas as ações voluntárias e involuntárias do nosso corpo.
As ações voluntárias são aquelas que a gente faz por vontade própria: falar, brincar, mexer um dedinho do pé e muitas outras coisas. Já as ações involuntárias são aquelas que fazemos sem saber, como a respiração e o bater do nosso coração. Isso tudo é obra do trabalho incessante do nosso cérebro!
Ele funciona como uma grande empresa, onde os trabalhadores são as células nervosas, ou neurônios. Essas células processam todas as informações para que o cérebro trabalhe direitinho! Ao contrário da maioria das células de corpo, que morrem e são substituídas por outras, os neurônios não se regeneram: quando morrem, não aparece ninguém para ocupar o seu lugar!
Existem cerca de 100 bilhões dessas "operárias" em 1,4 quilo de massa orgânica (esse é o peso aproximado do cérebro de um adulto!): isso equivale a 2% do peso do corpo. Achou pouco? Pois saiba que, em compensação, o exigente cérebro consome 25% dutilizado pelo nosso organismo!e todo o oxigênio
Quem será que teve a idéia de saber como temos... idéias? Na antiga Grécia, um filósofo chamado Alcmaeon, da cidade de Crotona, foi um dos primeiros a estudar a relação entre o cérebro e o comportamento humano. Nessa mesma época, Hipócrates, um dos fundadores da medicina, ficou matutando sobre a a relação do cérebro com a consciência, e como esse órgão controlava os movimentos.
De lá para cá, muitos outros estudiosos se debruçaram sobre a nossa massa cinzenta, e conseguiram desvendar alguns mistérios sobre seu funcionamento.
Para saber o que eles descobriram, vamos ter que rachar a cuca, ou melhor, partir o cérebro e ver como ele funciona!
Além de ser um período muito gostoso, a infância é uma fase muito importante: é quando o cérebro se desenvolve. Um bebê recém-nascido possui, mais ou menos, um quarto da massa cerebral de uma pessoa adulta. Achou muito? A essa altura, o bebezinho já tem quase todos os neurônios que usará para o resto da vida! Afinal, não é só a gente que cresce: os neurônios também crescem.
Aos seis meses o cérebro atinge 50% do seu peso final, e aos oito anos ele já chega a 90%. Mas não basta crescer só em tamanho, pois o cérebro também precisa de estímulos constantes para se desenvolver. Um bebê que fica deitado a maior parte de seu primeiro ano de vida não terá um desenvolvimento normal.
Vamos ver como o cérebro se desenvolve quando a gente é criança?
Vamos começar pela linguagem!
Dos 7 aos 10 meses, o bebê já identifica e imita alguns sons que ouve da sua mamãe. Aos 2 anos, o cérebro está em uma importante fase de evolução. Isso significa que você deve falar bastante com o seu irmãozinho (ou irmãzinha) para enriquecer o vocabulário dele(a).
O cérebro responde bem a estímulos desde que somos crianças. A nossa "cachola" também funciona melhor na infância, pois algumas partes do cérebro estão funcionando a pleno vapor. Quer ver?
Qual é a melhor época para se aprender uma segunda língua? Bom, nunca é tarde para isso, mas a melhor fase é antes dos 10 anos. É bom começar logo!
Quer ser um astro da música? Pois, então, aprenda a tocar algum instrumento dos 3 aos 10 anos de idade. Prefere ser um gênio da matemática? Então saiba que a melhor época para mexer com as continhas é do primeiro ao quarto ano de vida!
Resumindo, essas são algumas das habilidades que desenvolvemos melhor na infância, graças à esperteza do nosso amigo cérebro:
Visão: 0-2 anos
Vocabulário: 0-3 anos
Segunda língua: 0-10 anos
Matemática e lógica: 1-4 anos
Música: 3-10 anos
|
DIFERENTES E INSEPARÁVEIS |
Você sabe como o cérebro funciona?
| |
O cérebro humano é dividido em duas metades, o lado esquerdo e o lado direito...
O Esquerdo pensa: "2+2 = 4"
O Direito pensa: "2+2 = Dois patos na lagoa" | O lado esquerdo é responsável pelo pensamento lógico, e o lado direito, pela criatividade.
O Esquerdo pensa: "A chuva é a água evaporada dos mares e rios, que se condensa nas nuvens e cai na terra."
O Direito pensa: "Mãe, as nuvens estão espirrando!" |
| |
A metade esquerda do cérebro comanda o lado direito docorpo, e a metade direita do cérebro comanda o lado esquerdo do corpo.
Então a menina pensa: "Assim você deu um nó na minha cabeça!" | Esquerdo e Direito , juntos - "Que nada! Nós trabalhamos juntos, é só assim é que você consegue pensar e se mexer." |
Você já deve ter ouvido falar de pessoas que ficam internadas no hospital em estado de coma... mas que estado é esse?
O coma vem do grego "kôma", que quer dizer "sono profundo". "Nossa, então eu entro nesse tal estado de coma todas as noites!"Na verdade, o coma é um estado de inconsciência, em que nem um cutucão desperta a pessoa: ela perde parte das funções cerebrais, mas a respiração e a circulação funcionam normalmente. No coma profundo, a pessoa pode ficar deitada em uma cama durante vários anos, sem responder a nenhum estímulo externo.
Mas como a pessoa entra em coma? Existem vários motivos: pode ser um derrame, um acidente de automóvel, um choque. Se uma pessoa ficar sem respirar por 4 minutos, por exemplo, ela poderá entrar em coma, já que muitas células do cérebro (neurônios) morrem, sem poder ser substituídas.
Lá está você, morrendo de fome na cozinha, enquanto sua mãe faz o almoço, quando surge a péssima idéia de mexer nas panelas. Você queima o dedo e dá aquele grito!
Ai!!! A dor é uma mensagem que o tato enviou para o cérebro. Ele reage mandando outra mensagem para os músculos, e você retira a mão das panelas!
Isso quer dizer que o cérebro é responsável pelas nossas reações também. E, muitas vezes, ele precisa ser bem ligeiro: além do exemplo da panela, existem outras situações que exigem resposta rápida, como desviar a bola para o gol durante uma partida de futebol ou pisar com o pé no freio para evitar um acidente.
Nesses casos, a informação é enviada a uma velocidade de, aproximadamente, 100 metros por segundo. Para outras atividades, como o aprendizado, a velocidade é mais lenta, cerca de 20 a 30 metros por segundo.
Veja o que você pode fazer para ter uma boa memória!
Seu amigo acaba de apresentar um novo colega e, logo em seguida, você já esquece o nome dele... Quantas vezes isso já aconteceu? Pois saiba que você pode fazer algumas coisinhas simples para melhorar a sua memória:
- Uma boa noite de sono é superimportante, afinal o cérebro também precisa descansar! Estudos científicos comprovam que o sono é essencial para o aprendizado. Você já passou por uma noite em que não conseguia dormir de jeito nenhum? Isso é chamado de insônia. Pois é, a insônia faz com que a gente fique cansadíssimo durante o dia, e isso prejudica a nossa concentração e a nossa capacidade de guardar as informações.
- Por falar em concentração, tente se dedicar a uma coisa de cada vez. Por exemplo: você está assistindo à aula e também ouvindo a conversa do colega sentado atrás de você. Prestar atenção em duas coisas ao mesmo tempo prejudica a concentração.
- Uma boa alimentação é fundamental para o funcionamento da memória, e algumas vitaminas ajudam bastante, como a tiamina, o ácido fólico e a vitamina B12. Elas estão em alimentos bastante comuns, como o pão, os cereais, as frutas e os vegetais.
Agora que você já sabe de tudo isso, que tal dar um descanso para o seu cérebro?
Disponível em:http://www.canalkids.com.br/saude/cerebro/dicas.htm
|
|