De acordo com a Lei nº 11.259/2005 conhecida como “Lei de Busca Imediata” não é necessário esperar 24h para registrar Boletim de Ocorrência por desaparecimento. Em fevereiro de 2010 a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República em parceria com o Ministério da Justiça e com o apoio da Rede Nacional de Identificação e Localização de Crianças e Adolescentes Desaparecidas, desenvolveram o Cadastro Nacional de Crianças e Adolescentes Desaparecidas. O Cadastro consiste em um banco de dados alimentado com informações sobre crianças e adolescentes desaparecidos, incluindo as pessoais, como também as informações relativas à identificação civil e à imagem. O objetivo é resguardar os direitos humanos de crianças e adolescentes visando ampliar um esforço coletivo para a busca e localização dos desaparecidos. Para cadastrar um desaparecido acesse:www.desaparecidos.gov.br
quarta-feira, 12 de junho de 2013
TRANSTORNOS DO ESPECTRO AUTISTA
Segundo Dr.
Gustavo Teixeira, Médico psiquiatra da infância e
adolescência, a identificação precoce dos transtornos do espectro autista, em
bebês e crianças pequenas é fundamental para o rápido início do
tratamento. O déficit no comportamento social é uma característica marcante do
autismo e devemos procurá-lo em bebês. Nesses casos, os pequenos tendem a
evitar contato visual e mostram-se pouco interessadas na voz humana. Não
assumem a postura antecipatória, como colocando seus braços à frente para serem
levantados pelos pais, são indiferentes ao afeto e não demonstram expressão
facial ao serem acariciados. Outra característica observada em alguns bebês e
crianças pequenas com transtorno do espectro autista é que eles podem iniciar
normalmente o desenvolvimento de habilidades sociais, entretanto, de repente
ocorre uma interrupção dessa evolução e a criança começa a regredir em seu
desenvolvimento. Por exemplo: a criança com dois anos de idade que para de
falar, para de mandar tchau e para de brincar socialmente, como nos jogos do
tipo pega-pega. Quando crianças, não seguem seus pais pela casa e não
demonstram ansiedade de separação dos mesmos. Não se interessam em brincar com
familiares ou com outras crianças e não há interesse por jogos e atividades de
grupo. Suas ações podem se limitar a atos repetitivos e estereotipados, como
cheirar e lamber objetos ou bater palmas e mover a cabeça e tronco para frente
e para trás. O interesse por brinquedos pode ser peculiar, a criança pode se
interessar pelo movimento circular da roda de um carrinho ou pelo barulho
executado por ele, por exemplo. Essas alterações estão relacionadas com
respostas não usuais a experiências sensoriais diferentes vivenciadas pela
criança. Pode ocorrer fascinação por luzes, sons e movimentos que o desperte
para um interesse muito grande, por exemplo, pelo ventilador de teto ou por uma
batedeira elétrica. A textura, cheiro, gosto, forma ou cor de um objeto pode
também desencadear interesse peculiar na criança. O paciente autista pode se
sentir incomodado por pequenas mudanças em sua rotina diária, resultando muitas
vezes em violentos ataques de raiva. Também é observado que quase a totalidade
de crianças autistas resiste em aprender ou a praticar uma nova atividade.
SINAIS
DE ALERTA EM BEBÊS
·
Evita contato visual (quando é
amamentado, por exemplo)
·
Não demonstra expressão facial ao ser
acariciado
·
Não sorri, quando você sorri para ele
·
Indiferente ao afeto
·
Pouco interessado na voz humana
·
Não acompanha os objetos, quando se
movem
·
Não demonstra ansiedade, quando você
se afasta dele
·
Não eleva os braços para ser elevado
do berço
·
Não responde, quando chamado pelo
nome
AUTISMO
NA ESCOLA
·
Não aponta para objetos
·
Não manda tchau
·
Não entende jogos sociais, como
pega-pega ou esconde-esconde
·
Não utiliza gestos para se comunicar
·
Não imita seu comportamento ou
expressões faciais
·
Não se interessa em brincar com
outras crianças
·
Não há interesse por jogos e
atividades de grupo
·
Não pede ajuda
·
Interesse peculiar por brinquedos ou
por partes dele
·
Atos repetitivos e estereotipados
·
Ataques de raiva na presença de
pequenas mudanças em sua rotina diária
·
Resiste em aprender ou a praticar uma
nova atividade
Dr. Gustavo Teixeira Médico
psiquiatra da infância e adolescência Professor visitante do Depto. de Educação
Especial – Bridgewater State University Mestre em Educação – Framingham State
Universit
Assinar:
Postagens (Atom)