quarta-feira, 12 de junho de 2013

SERVIÇO DE UTILIDADE PÚBLICA

De acordo com a Lei nº 11.259/2005 conhecida como “Lei de Busca Imediata” não é necessário esperar 24h para registrar Boletim de Ocorrência por desaparecimento. Em fevereiro de 2010 a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República em parceria com o Ministério da Justiça e com o apoio da Rede Nacional de Identificação e Localização de Crianças e Adolescentes Desaparecidas, desenvolveram o Cadastro Nacional de Crianças e Adolescentes Desaparecidas. O Cadastro consiste em um banco de dados alimentado com informações sobre crianças e adolescentes desaparecidos, incluindo as pessoais, como também as informações relativas à identificação civil e à imagem. O objetivo é resguardar os direitos humanos de crianças e adolescentes visando ampliar um esforço coletivo para a busca e localização dos desaparecidos. Para cadastrar um desaparecido acesse:www.desaparecidos.gov.br
                                                       
















TRANSTORNOS DO ESPECTRO AUTISTA


Segundo Dr. Gustavo Teixeira, Médico psiquiatra da infância e adolescência, a identificação precoce dos transtornos do espectro autista, em bebês e crianças pequenas é fundamental para o rápido início do tratamento. O déficit no comportamento social é uma característica marcante do autismo e devemos procurá-lo em bebês. Nesses casos, os pequenos tendem a evitar contato visual e mostram-se pouco interessadas na voz humana. Não assumem a postura antecipatória, como colocando seus braços à frente para serem levantados pelos pais, são indiferentes ao afeto e não demonstram expressão facial ao serem acariciados. Outra característica observada em alguns bebês e crianças pequenas com transtorno do espectro autista é que eles podem iniciar normalmente o desenvolvimento de habilidades sociais, entretanto, de repente ocorre uma interrupção dessa evolução e a criança começa a regredir em seu desenvolvimento. Por exemplo: a criança com dois anos de idade que para de falar, para de mandar tchau e para de brincar socialmente, como nos jogos do tipo pega-pega. Quando crianças, não seguem seus pais pela casa e não demonstram ansiedade de separação dos mesmos. Não se interessam em brincar com familiares ou com outras crianças e não há interesse por jogos e atividades de grupo. Suas ações podem se limitar a atos repetitivos e estereotipados, como cheirar e lamber objetos ou bater palmas e mover a cabeça e tronco para frente e para trás. O interesse por brinquedos pode ser peculiar, a criança pode se interessar pelo movimento circular da roda de um carrinho ou pelo barulho executado por ele, por exemplo. Essas alterações estão relacionadas com respostas não usuais a experiências sensoriais diferentes vivenciadas pela criança. Pode ocorrer fascinação por luzes, sons e movimentos que o desperte para um interesse muito grande, por exemplo, pelo ventilador de teto ou por uma batedeira elétrica. A textura, cheiro, gosto, forma ou cor de um objeto pode também desencadear interesse peculiar na criança. O paciente autista pode se sentir incomodado por pequenas mudanças em sua rotina diária, resultando muitas vezes em violentos ataques de raiva. Também é observado que quase a totalidade de crianças autistas resiste em aprender ou a praticar uma nova atividade.  

SINAIS DE ALERTA EM BEBÊS

·         Evita contato visual (quando é amamentado, por exemplo)
·         Não demonstra expressão facial ao ser acariciado
·         Não sorri, quando você sorri para ele
·         Indiferente ao afeto
·         Pouco interessado na voz humana
·         Não acompanha os objetos, quando se movem
·         Não demonstra ansiedade, quando você se afasta dele
·         Não eleva os braços para ser elevado do berço
·         Não responde, quando chamado pelo nome 

AUTISMO NA ESCOLA

·         Não aponta para objetos
·         Não manda tchau
·         Não entende jogos sociais, como pega-pega ou esconde-esconde
·         Não utiliza gestos para se comunicar
·         Não imita seu comportamento ou expressões faciais
·         Não se interessa em brincar com outras crianças
·         Não há interesse por jogos e atividades de grupo
·         Não pede ajuda
·         Interesse peculiar por brinquedos ou por partes dele
·         Atos repetitivos e estereotipados
·         Ataques de raiva na presença de pequenas mudanças em sua rotina diária
·         Resiste em aprender ou a praticar uma nova atividade

 Dr. Gustavo Teixeira Médico psiquiatra da infância e adolescência Professor visitante do Depto. de Educação Especial – Bridgewater State University Mestre em Educação – Framingham State Universit