domingo, 25 de novembro de 2012

Curiosidades Cerebrais

Você sabia?

Que a parte esquerda do cérebro controla a parte direita do corpo e vice-versa!
Isto porque, o córtex  motor do hemisfério esquerdo controla a parte direita do corpo e o córtex motor do hemisfério direito controla o lado esquerdo do corpo…
É chamado um processo contralateral.
-85% do cérebro humano é composto por água!
Se se pudesse explorar a eletricidade gerada pelos neurônios, poder-se-ia acender uma lâmpada de 20 w.

sssssssss.jpg

  Ilusões ópticas: a tendência do cérebro para a organização.                                                                 
 A interpretação do que vemos no mundo exterior é uma tarefa muito complexa. Já se descobriram mais de 30 áreas diferentes no cérebro usadas para o processamento da visão.
Umas parecem corresponder ao movimento, outras à cor, outras à profundidade (distância) e mesmo à direcção de um contorno. Mas o nosso sistema visual e o nosso cérebro tornam as coisas mais simples do que aquilo que elas são na realidade.
É essa simplificação, que nos permite uma apreensão mais rápida (ainda que imperfeita) da «realidade exterior», que dá origem às ilusões de óptica.
Vemos o mundo de acordo com a maneira como o nosso cérebro o organiza. E nem sempre ele faz um bom trabalho…





Tente ler



Quantos animais há na figura?


Faça a leitura do nome das cores, depois, diga as cores em que estão escritas as palavras.





Especialização cerebral


   
  Hemisfério Esquerdo
 Hemisfério Direito
Verbal
Não-verbal
Analítico
Sintético
Abstracto
Analógico
Temporal
Não-racional
Racional
Atemporal
Digital
Espacial
Lógico
Intuitivo

Fonte:http://cerebroeciencia.wordpress.com/curiosidades-cerebrais/

Intuição


Cérebro Direito: Mente Criativa
Desenvolvendo a INTUIÇÃO



A intuição é nossa bússola interior, uma voz independente da razão. Sabe sem explicar. Do latim “INTUERI” significa olhar atentamente, considerar, ver interiormente, contemplar. É uma capacidade do lado direito do cérebro. Todos temos INTUIÇÃO! Não é uma questão de escolha. Assim como nascemos com a razão, também nascemos com a intuição. A questão é ouvi-la e desenvolvê-la. Alguns se referem a ela como o SEXTO SENTIDO, um palpite, um faro.
Erroneamente considera-se que as mulheres sejam mais intuitivas que os homens. Elas apenas a expressam mais. Os cientistas são intuitivos por natureza, vão em busca daquilo que não sabem, e ainda não foi descoberto. A razão só segue os caminhos já conhecidos e traçados.
Com o advento do Iluminismo passamos a privilegiar apenas a razão, tudo passou a ser cartesiano, explicado, quantificado, lógico. Uma decisão AJUIZADA deve ser racional, baseada em fatos, informações.

Você até pode dizer que sabe que precisa fazer aquilo de uma determinada maneira, mas, se não for capaz de explicar, sua decisão será tida como arriscada, perigosa, vulnerável, demonstrando um descrédito pela intuição.

Sufocamos a intuição pois uma educação voltada exclusivamente para a lógica bloqueia a capacidade de darmos crédito à voz interior, de seguirmos seus palpites e orientações.

Entretanto, no Século XXI buscamos a inovação. Quando tudo está em nível ótimo de igualdade – educação, inteligência, experiência – qual o fator determinante que faz a diferença para um desempenho superlativo entre uma pessoa e outra? É a INTUIÇÃO! Hoje em dia considerada uma das 5 qualidades mais importantes do funcionário ideal, pessoas capazes de enxergar o futuro.

A GINÁSTICA CEREBRAL ajuda a equilibrar a energia dos 2 hemisférios, direito/criativo-emocional e esquerdo/lógico-racional, com exercícios simples de 1 minuto que qualquer pessoa pode praticar em casa, na escola, no trabalho. Além de melhorar a memória, concentração, aprendizado, auto-estima, e eliminar stress, também ajuda a aflorar a INTUIÇÃO.

Fonte: http://www.ginasticacerebral.com/intuicao.htm


Curiosidades do nosso cérebro

 Como é que é possível?

De aorcdo com uma pqsieusa de uma uinrvesriddae ignlsea, nao ipomtra a odrem plea qaul as lrteas de uma plravaa etaso, a úncia csioa iprotmatne é que a piremria e útmlia lrteas etejasm no lgaur crteo. O rseto pdoe ser uma ttaol csãofnuo que vcoe pdoe anida ler sem gnderas pobrlmea. Itso é poqrue nós nao lmeos cdaa lrtea isladoa, mas a plravaa cmoo um tdoo.

 Não sabe contar? :-)

TESTE: rápido e impressionante: conte, quantas letras "F" tem
no texto abaixo sem usar o mouse:

            FINISHED FILES ARE THE RE-

            SULT OF YEARS OF SCIENTIF-

            IC STUDY COMBINED WITH

            THE EXPERIENCE OF YEARS

Em seguida selecione o texto oculto a partir de aqui:

                       
                     
Quantos??? 3??? Talvez 4???
         

Errado, são 6 (seis) - não é piada!
Volte para cima e leia mais uma vez!
A explicação está mais abaixo ...

O cérebro não consegue processar a palavra "OF".



 Conflito Cerebral

Diga as cores e não as palavras :-)

Azul vermelho roxo
Roxo Amarelo verde
Laranja verde preto
Verde azul laranja

http://ginasiomental.com/cerebro.htm