sábado, 15 de junho de 2013

CÓRTEX CINGULADO ANTERIOR PREGENUAL


Que vergonha!
Uma das emoções mais poderosas que se é capaz de sentir é também uma das manifestações humanas menos estudadas: só recentemente a ciência começou a entender por que tanta gente "morre de vergonha". Uma pesquisa apresentada num encontro da Academia Norte-americana de Neurologia localizou a região do cérebro responsável pelo sentimento de vergonha: "córtex cingulado anterior pregenual".

Os participantes do estudo foram filmados cantando e depois tiveram de assistir ao vídeo. O nível de vergonha que eles sentiam era medido pelas expressões faciais e por fatores fisiológicos, como o suor e os batimentos cardíacos. Em seguida, foram submetidos a exames de ressonância magnética para fazer o mapeamento do cérebro.

A importância médica da descoberta está no fato de que a região se atrofia no caso de doenças neurodegenerativas – grupo de doenças que inclui, entre outros, os males de Parkinson e Alzheimer. "Essa região do cérebro previu o comportamento”, afirmou Virgina Sturm, professora da Universidade da Califórnia em São Francisco, autora do estudo. "Quanto menor for a região, menos vergonha a pessoa sente", explicou.

Saber que as pessoas perdem a capacidade de sentir vergonha e qual parte do cérebro comanda essa capacidade pode sugerir modos de diagnosticar mais cedo certas doenças neurodegenerativas.

"Não é que eles não tenham nenhuma reação emotiva, mas pacientes com perda nessa região do cérebro parecem perder mais emoções sociais complexas", esclareceu Sturm.

Fonte: http://www.educacaofisica.com.br/index.php ehttp://super.abril.com.br/cotidiano/vergonha-438809.shtml