segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Escala Bergen de Dependência do Facebook


Agora você pode avaliar-se usando a Escala Bergen de Dependência do Facebook. Ela foi desenvolvida pela psicóloga Cecilie Schou Andreassen, da Universidade de Bergen (daí o nome), que revela que – sem surpresas – que os sintomas de vício por Facebook são bem parecidos com vício em álcool ou drogas. Uma questão: porque esse teste não é oferecido para nós assim como os terríveis quizzes que o Facebook fazia a gente responder até pouco tempo atrás? De qualquer forma, prepare-se para ser diagnosticado.
Para se analisar usando a escala, leia os próximos tópicos e responda a eles uma das alternativas seguintes: 1) muito raRAmente; 2) raramente; 3) às vezes; 4) muitas vezes e 5) sempre, para cada um, sobre de quanto em quanto tempo você faz a ação questionada. Lá vai:
I - Você gasta muito tempo pensando sobre Facebook ou planejando usar o Facebook.
1)    muito  raramente;
2)     raramente;
3)     às vezes;
4)    muitas vezes;
5)    sempre.
II - Você sente desejo de usar o Facebook mais e mais.
      1) muito raramente;
      2) raramente;
      3) às vezes;
      4) muitas vezes;
      5) sempre
III - Você usa o Facebook para esquecer dos seus problemas pessoais.
      1) muito raramente;
      2) raramente;
      3) às vezes;
      4) muitas vezes;
      5) sempre
IV - Você tentou parar de usar o Facebook, mas sem sucesso.
1)    muito  raramente;
2)    raramente;
3)    às vezes;
4)    muitas vezes
      5) sempre
V -  Você fica inquieto ou perturbado quando é proibido de usar o Facebook.
       1) muito raramente
       2) raramente;
       3) às vezes;
       4) muitas vezes
       5) sempre
VI -  Você usa o Facebook tanto que isso causou um impacto negativo no seu trabalho ou estudos.
1) muito ramente;
2) raramente;
3) às vezes;
4) muitas vezes;
 5) sempre.

Se você marcou as alternativas 4 ou 5 em ao menos quatro desses itens, você pode ser um viciado em Facebook. Então, o que você deve fazer? Sinta-se livre para responder essa questão postando no seu status da rede social caso você sinta necessidade. Você precisa dar um check in em uma clínica de reabilitação para Facebook?









Por que é tão difícil sair do Facebook?
Imagem: www.mediaspin.com

Há menos de uma década atrás o Facebook nem existia... As maiores preocupações de pais, pedagogos, psicólogos, enfim todos que interagem com crianças e adolescentes giravam em torno da Internet e jogos de computadores, pois esses sim representavam um “risco viciante” para essa geração.  Nesta recente época nem se cogitava compartilhar detalhes íntimos de nossas vidas em frações de minutos.


Hoje isso tudo mudou. São milhões de pessoas que possuem páginas no Facebook. São pessoas dos mais diferentes perfis, idades, condições econômicas, grau de escolaridade, sem enumerar as diversas profissões. E o interessante é que para se utilizarem dos recursos disponíveis pelo Facebook, todos devem passar pelo caminho da experimentação, observação e enfim aprendizagem ou seria processo de “alfabetização facebookiana”?!
 Aprender a curtir, compartilhar, enviar mensagens, o que para alguns parece algo fácil e corriqueiro, para outros requer certo tempo de aprendizagem.  Mas, como tudo é alvo de pesquisas, na Universidade de Chicago “Booth School of Business”, um recente estudo concluiu que “twittar” ou verificar e-mails podem ser muito mais difícil de resistir do que deixar o vício de cigarros ou álcool, e alguns dos entrevistados revelaram que sente mais vontade de estar nas mídias sociais do que dormir ou manter relações sexuais.


E o Facebook?



Bem, o Facebook apresenta um lado bom, positivo, pois segundo Deborah Serini[1], ele serve como um caminho para recuperar o atraso, marcos importantes de amigos... familiares, verificar as fofocas ou experiências dos outros. É como se fosse um jogo de controle social, ou seja, uma forma de nos ligar com os outros.
 Para Elika Kormeill[2], a razão pela qual o Facebook se mostra tão viciante é devido à gratificação instantânea que ele oferece: existe um sentimento de satisfação cada vez que alguém “curte” ou comenta sua atualização de status, aumentando assim nossa autoestima e alimentando dessa forma o ciclo do Facebook.

Para Kormeill, “as pessoas são criaturas sociais que anseiam interação humana, e a mídia social nos permite encontrar informações sobre os outros de uma maneira que é socialmente aceitável e, na maior parte desconhecida para outros. Podemos nos conectar com nossos amigos, familiares, encontrar pessoas com estilos de vida semelhantes aos nossos, o que nos dá a noção de que o mundo não parece ser um lugar tão grande e solitário.”

Enfim, você nunca sabe quando  poderá ter uma nova mensagem, solicitação de amizade ou ver uma atualização de status de alguma outra página. Há sempre um convite para voltar, não se demonstrando muito diferente de uma máquina caça-níquel: Você coloca o dinheiro e nunca sabe quando poderá ganhar, pode ser agora ou quem sabe a partir de determinado momento. O reforço ocasional ou a vitória é o que fornece a esperança para manter você jogando...

As pessoas através do Facebook criam uma identidade online selecionada, pois de certa forma estão sempre mostrando o que há de melhor nelas. Escolhem suas melhores fotos, pensamentos com mensagens positivas, criando  nos outros uma “imagem” ou “memória” de alguém completamente seletivo.

Alguns terapeutas comentam casos de pacientes que passam horas e horas tentando criar frases para postar em seu status, como forma de impressionar seus “amigos” do Facebook.



Mas qual a relação Cérebro X Facebook?





Logo que se faz o logon no Facebook, o sistema de recompensa do cérebro é ativado, subindo os níveis de neurotransmissores dopaminérgicos, os quais nos trazem sensação de  bem estar. O problema é que para alguns isso dura pouco tempo, então para ocorrer nova sensação de prazer, eles necessitam de mais experiências sociais, verificando com frequência, quantos curtiram, compartilharam ou comentaram suas postagens.

Um estudo recente por neurocientistas da Harvard descobriu que falar de nós mesmos nos traz uma espécie de prazer semelhante ao que sentimos ao comer, fazer sexo ou receber dinheiro.  Quanto mais envolvimento a pessoa tem no Facebook, mais feedback e atenção vai ter,  o que reforça a necessidade de continuamente gastar tempo em  melhorar a sua imagem no Facebook.  

Em crianças, isso pode levar a resultados problemáticos, pois o cérebro não está completamente desenvolvido, então quando elas logon em uma rede social esperando elogios, comentários positivos, pode mexer com suas mentes.

Nota: numa recente pesquisa, cerca de quatro em cada cinco estudantes experimentaram sofrimento mental, pânico, confusão e isolamento extremo quando forçados a desligar da tecnologia por um dia inteiro. 
Obs.: O texto acima encontra-se com boa parte traduzida da postagem "Why is Facebook so hard to quit?" onde as demais fontes me serviram de fundamentação para  leitura e entendimento de algumas das questões abordadas pelos pesquisadores acima. Na postagem "Science Why We Brag So Much" existe a possibilidade de ver através de gravura de neuroimagem as áreas ativadas quando as pessoas falam de si mesmas, seja em uma conversa pessoal ou em sites de mídia social tais como o Facebook e o Twitter. Para fazer um teste de quanto está seu comprometimento com as redes sociais, baste acessar a postagem "Seu cérebro pode estar viciado no Facebook" e a relação sexo X mídias sociais, pode ser lida com maior fundamentação na postagem "Postar no Facebook, para o cérebro, é igual fazer sexo". 

Disponível em: http://neuropsicopedagogianasaladeaula.blogspot.com.br/2012/09/por-que-e-tao-dificil-sair-do-facebook.html?spref=fb
Fontes de pesquisa:

HOTZ, Robert. Science Reveals Why We Brag So Much. Disponível on line em:http://online.wsj.com/article/SB10001424052702304451104577390392329291890.html?mod=rss_Health
MURDOCH, Cassie. Seu cérebro pode estar viciado no Facebook. Disponível online emhttp://jezebel.uol.com.br/seu-cerebro-pode-estar-viciado-no-facebook/
RELPH, Mridu. WHY IS FACEBOOK SO HARD TO QUIT? Disponível online em:http://brainworldmagazine.com/why-is-facebook-so-hard-to-quit