O conhecimento de alguns termos é de fundamental importância para profissionais
da área de educação e saúde mental. Não é nossa intenção explanar sobre cada um
deles, mas apresentar apenas um breve significado. Cabe ao profissional buscar
outras fontes para se aprofundar sobre causas, sintomas e tratamentos.
·
Aprendizagem
- É o resultado da estimulação do ambiente sobre o indivíduo já maturo, que se
expressa diante de uma situação-problema, sob a forma de uma mudança de
comportamento em função da experiência.
·
Agnosia
- Etimologicamente, a falta de conhecimento. Impossibilidade de obter
informações através dos canais de recepção dos sentidos embora o órgão do
sentido não esteja afetado. Ex. a agnosia auditiva é a incapacidade de
reconhecer ou interpretar um som mesmo quando é ouvido. No campo médico está
associada com uma deficiência neurológica do sistema nervoso.
·
Afasia
- Perda da capacidade de usar ou compreender a linguagem oral. Está usualmente
associada com o traumatismo ou anormalidade do sistema nervoso central.
Utilizam-se várias classificações tais como afasia expressiva e receptiva,
congênita e adquirida.
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Agrafia
- Impossibilidade de escrever e reproduzir os seus pensamentos por escrito.
·
Alexia - Perda da capacidade de leitura de letras manuscritas
ou impressas.
·
Anamnese
- Levantamento dos antecedentes de uma doença ou de um
paciente, incluindo seu passado desde o parto, nascimento, primeira infância,
bem como seus antecedentes hereditários.
·
Anomia
- Impossibilidade de designar ou lembrar-se de palavras ou nome dos objetos.
·
Anorexia
- Perda ou diminuição do apetite.
·
Anoxia
- Diminuição da quantidade de oxigênio existente no sangue.
·
Apnéia
- Paragem voluntária dos movimentos respiratórios: retenção da respiração.
·
Apraxia
- Impossibilidade de resposta motora na realização de movimento com uma
finalidade. A pessoa não realiza os movimentos apesar de conhecê-lo e não ter
qualquer paralisia.
·
Ataxia - Dificuldade de equilíbrio e de coordenação dos
movimentos voluntários.
·
Autismo
- Distúrbio emocional da criança caracterizada por incomunicabilidade. A
criança fecha-se sobre si mesma e desliga-se do real impedindo de relacionar-se
normalmente com as pessoas. Num diagnóstico incorreto pode ser confundido com
retardo mental, surdo-mudez, afasia e outras síndromes.
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Bulimia
- Fome exagerada de causa psicológica.
·
Catarse
- Efeito provocado pela conscientização de uma lembrança fortemente emocional
ou traumatizante até então reprimida.
·
Catatonia
- Síndrome complexa em que o indivíduo se mantém numa dada posição ou continua
sempre o mesmo gesto sem parar. Persistência de atitudes corporais sem sinais
de fadiga.
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Cinestesia
- Impressão geral resultante de um conjunto de sensações internas caracterizado
essencialmente por bem-estar ou mal-estar.
·
Consciência fonológica
- Denomina-se consciência fonológica a habilidade metalinguística de tomada de
consciência das características formais da linguagem. Esta habilidade
compreende dois níveis:
1. A consciência de que a
língua falada pode ser segmentada em unidades distintas, ou seja, a frase pode
ser segmentada em palavras; as palavras, em sílabas e as sílabas, em fonemas.
2.
A consciência de que essas mesmas unidades repetem-se em
diferentes palavras faladas (rima, por exemplo).
·
Coordenação
viso-motora - É a integração entre os movimentos do corpo
(globais e específicos) e a visão.
·
Disartria
- Dificuldade na articulação de palavras devido a disfunções cerebrais.
·
Discalculia
- Dificuldade para a realização de operações matemáticas
usualmente ligadas a uma disfunção neurológica, lesão cerebral, deficiência de
estruturação espaço-temporal.
·
Disgrafia
- Escrita manual extremamente pobre ou dificuldade de realização dos movimentos
motores necessários à escrita. Esta disfunção está muitas vezes ligada a
disfunções neurológicas.
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Disartria
- Dificuldade na articulação de palavras devido a disfunções cerebrais.
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Discalculia
- Dificuldade para a realização de operações matemáticas
usualmente ligadas a uma disfunção neurológica, lesão cerebral, deficiência de
estruturação espaço-temporal.
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Disgrafia
- Escrita manual extremamente pobre ou dificuldade de realização dos movimentos
motores necessários à escrita. Esta disfunção está muitas vezes ligada a
disfunções neurológicas.
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Ecolalia - Imitação de palavras ou frases ditas por outra
pessoa, sem a compreensão do significado da palavra.
·
Ecopraxia
- Repetição de gestos e praxias.
·
Enurese
- Emissão involuntária de urina.
·
Espaço-temporal
- orientar-se no espaço é ver-se e ver as coisas no espaço em
relação a si próprio, é dirigir-se, é avaliar os movimentos e adaptá-los no
espaço. É a consciência da relação do corpo com o meio.
·
Etiologia
- Estudo das causas ou origens de uma condição ou doença.
·
Figura
fundo - Capacidade de focar visivelmente ou aditivamente um
estímulo, isolando-o perceptivamente do envolvimento que o integra. Ex.
identificar alguém numa fotografia do grupo ou identificar o som de um
instrumento musical numa melodia.
·
Gagueira
ou tartamudez - distúrbio do fluxo e do ritmo normal da fala
que envolve bloqueios, hesitações, prolongamentos e repetições de sons, sílabas,
palavras ou frases. É acompanhada rapidamente por tensão muscular, rápido
piscar de olhos, irregularidades respiratórias e caretas. Atinge mais homens
que mulheres.
·
Gnosia - Conhecimento, noção e função de um objeto. Segundo
Pieron toda a percepção é uma gnosia.
·
Grafema
- Símbolo da linguagem escrita que representa um código oral da linguagem.
·
Hipercinesia
- Movimento e atividade motora constante e excessiva. Também designada por
hiperatividade.
·
Hipocinesia
- Ausência de uma quantidade normal de movimentos. Quietude extrema.
·
Impulsividade
- Comportamento caracterizado pela ação de acordo com o
impulso, sem medir as conseqüências da ação. Atuação sem equacionar os dados da
situação.
·
Lateralidade - Bem estabelecida - implica conhecimento dos dois
lados do corpo e a capacidade de os identificar como direita e esquerda.
·
Hipocinesia -
Ausência de uma quantidade normal de movimentos. Quietude extrema.
·
Impulsividade
- Comportamento caracterizado pela ação de acordo com o impulso,
sem medir as conseqüências da ação. Atuação sem equacionar os dados da
situação.
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Lateralidade - Bem estabelecida - implica conhecimento dos dois
lados do corpo e a capacidade de os identificar como direita e esquerda.
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Maturação
- É o desenvolvimento das estruturas corporais, neurológicas e orgânicas.
Abrange padrões de comportamento resultantes da atuação de algum mecanismo
interno.
·
Memória
- Capacidade de reter ou armazenar experiências anteriores. Também designada
como "imagem" ou "lembrança".
·
Maturação
- É o desenvolvimento das estruturas corporais, neurológicas e orgânicas.
Abrange padrões de comportamento resultantes da atuação de algum mecanismo
interno.
·
Memória
- Capacidade de reter ou armazenar experiências anteriores. Também designada
como "imagem" ou "lembrança".
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Morfema
- É a menor unidade gramatical. Na palavra infelicidade encontramos três
elementos menores cada um chamado de morfema: in (prefixo), felic (radical),
idade (sufixo). Os morfemas são utilizados para construir outras palavras: o
prefixo in é utilizado em outras palavras como invariável, invejável, inviável,
por exemplo.
·
Mudez
- É a incapacidade de articular palavras, geralmente decorrente de transtornos
do sistema nervoso central, atingindo a formulação e a coordenação das idéias e
impedindo a sua transmissão em forma de comunicação verbal. Em boa parte dos
casos o mutismo decorre de problemas na audição. Os fatores emocionais e
psicológicos também estão presentes em algumas formas de mudez. Na mudez
eletiva a criança fica muda com determinadas pessoas ou em determinadas
situações e em outras não.
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Paratonia
- É a persistência de uma certa rigidez muscular, que pode aparecer nas quatro
extremidades do corpo ou somente em duas. Quando a criamnça caminha ou corre, os
braços e as pernas se movimentam mal e rigidamente.
·
Percepção
- processo de organização e interpretação dos dados que são obtidos através dos
sentido.
a)
Percepção da posição - do tamanho e do movimento de um objeto em relação ao
observador.
b) Percepção das relações espaciais - das posições a dois ou mais objetos.
c) Consistência perceptiva - capacidade de precisão perceptiva das propriedade
invariantes dos objetos como, por exemplo: forma, posição, tamanho etc.
d) Desordem perceptiva - Distúrbio na conscientização dos objetos, suas
relações ou qualidade envolvendo a interpretação da estimulação sensorial.
e) Deficiência perceptiva - Distúrbio na aprendizagem, devido a um distúrbio na
percepção dos estímulos sensoriais.
f) Perceptivo-motor - Interação dos vários canais da percepção como da
atividade motora. Os canais perceptivos incluem: o visual, o auditivo, o
olfativo e o cinestésico.
g) Percepção visual - Identificação, organização e interpretação dos dados
sensoriais captados pela visão.
h) Percepção social - Capacidade de interpretação de estímulos do envolvimento
social e de relacionar tais interpretações com a situação social.
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Preservação - Tendência de continuar uma atividade
ininterruptamente; manifesta-se pela incapacidade de modificar, de parar ou de
inibir uma dada atividade, mesmo depois do estímulo causador ter sido
suprimido.
·
Problemas
de aprendizagem - São situações difíceis enfrentadas pela
criança com um desvio do quadro normal mas com expectativa de aprendizagem a
longo prazo (alunos multirrepetentes).
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Praxia
- Movimento intencional, organizado, tendo em vista a obtenção
de um fim ou de um resultado determinado.
·
Rinolalia
- Caracteriza-se por uma ressonância nasal maior ou menor que a do padrão
correto da fala. Pode ser causada por problemas nas vias nasais, vegetação
adenóide, lábio leporino ou fissura palatina.
·
Ritmo
- Habilidade importante, pois dá à criança a noção de duração e sucessão, no
que diz respeito à percepção dos sons no tempo. A falta de habilidade rítmica
pode causar uma leitura lenta, silabada, com pontuação e entonação inadequadas.
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Sincinesia
- É a participação de músculos em movimentos aos quais eles não são
necessários. Ex.: coloca-se um objeto numa mão da criança e pede-se que ela
aperte, a outra mão também se fechará ao mesmo tempo. Ficar sobre um só pé,
para ela é impossível. Há descontinuidade nos gestos, imprecisão de movimentos
nos braços e pernas, os movimentos finos dos dedos não são realizados e, num dado
ritmo, não podem ser reproduzidos através de atos coordenados, nem por
imitação.
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Sintaxe - Parte da gramática que estuda a disposição das
palavras na frase e a das frases no discurso, bem como a relação lógica das
frases entre si e a correta construção gramatical; construção gramatical
(Dicionário Aurélio)
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Sinergia
- Atuação coordenada ou harmoniosa de sistemas ou de estruturas neurológicas de
comportamento.
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Somestésico
- Relativo à sensibilidade do corpo.
Bibliografia:
FONSECA, Vitor - Escola. Quem
és tu? Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.
ASSUNÇÃO, Elisabete da. COELHO, Maria Teresa. Problemas de aprendizagem. São Paulo, SP:
Editora Ática, 2002.