sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Para refletir!!!


Para Humberto Maturana, a aspiração mais profunda do ser humano é a necessidade de apreciação. Sentir-se amado tal qual é (...). O fato de ser aceito libera em mim tudo que há em mim. Já não esperar nada de alguém é equivalente a matá-lo e esterilizá-lo. Já não será capaz de nada.
Em uma época em que a ordem é incluir, a citação de Maturana nos remete a uma profunda reflexão sobre a nossa prática como profissionais da educação, conhecedores dos pilares que a alicerçam: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a ser e aprender a conviver.  
Partindo desse pressuposto, “INCLUIR” não significa apenas permitir que o aluno que apresenta necessidades educativas especiais ocupe o mesmo espaço físico que os demais. Vai mais além. Também não significa levar uma atividade diferenciada para que ele ocupe o seu tempo sem incomodar, porque dele, não se espera nada.
Incluir é ACEITAR a limitação do outro.  Perpassa pela valorização do que o outro é capaz, e pela motivação por menor que seja a conquista. É criar e disponibilizar as condições necessárias para que a aprendizagem aconteça de acordo com as possibilidades e dificuldades de cada um. Já que cada um tem o seu tempo, o seu ritmo e sua forma de aprender.  Requer paciência, já que incluir é reabilitar deficiências e estimular habilidades  não pode acontecer de um momento para outro, como num passe de mágica.

transtorno de ansiedade



transtorno de ansiedade caracteriza-se por um estado de  preocupação excessiva que interfere na vida de  quem sofre da doença de forma significativa em diversas atividades (como profissional, social e acadêmica), antecipam desastres e estão superpreocupadas com questões da vida, como saúde, dinheiro, morte, problemas de família, problemas sociais, etc.