terça-feira, 30 de outubro de 2012

Hora de turbinar seu raciocínio!

Os testes que você confere a seguir, tirados do livro "Deixe seu cérebro em forma", estimulam os dois lados do cérebro, treinam a agilidade mental e ainda testam sua memória. Cérebro à obra!
Texto • Redação

 

EXERCÍCIO 1: textos policiais

Leia as histórias a seguir uma vez. Depois, tente responder às perguntas propostas SEM CONSULTAR O TEXTO.

Conto da caixa registradora

 

Um comerciante tinha acabado de apagar as luzes da loja quando apareceu um homem exigindo dinheiro. O dono do estabelecimento abriu a caixa registradora. Tudo o que havia nela foi levado pelo homem, que fugiu correndo. Um policial foi notificado imediatamente.

 

PERGUNTAS

 O homem que abriu a caixa registradora era o dono. Certo ou errado?
 O homem só apareceu depois que as luzes foram apagadas. Certo ou errado?
– O assaltante era um homem. Certo ou errado?
– Nesse conto, há uma série de fatos em que apenas quatro pessoas são citadas: o dono da loja, o homem que pediu dinheiro e dois policiais. Certo ou errado?

A perseguição de carro


Um BMW em alta velocidade contornou o tribunal, perseguido por um Mercedes preto. Cantando pneu, furou um sinal que estava passando para o vermelho e, por pouco, não atropelou um idoso que atravessava a rua com uma bengala e uma sacola de supermercado. Um carro da polícia vinha no sentido oposto com as luzes e a sirene ligadas. O BMW desviou-se para evitar o carro da polícia, mas o Mercedes bateu num hidrante, que começou a esguichar água, fazendo a alegria das crianças no bairro.


PERGUNTAS

– Em que direção vinha o carro da polícia?
– Quantas coisas o idoso carregava?
– Qual a cor do sinal de trânsito?
– Qual dos carros bateu no hidrante?

E aí, como você se saiu?

Quantas das perguntas você conseguiu responder corretamente sem olhar no texto? E o que o ajudou a se recordar deles? Por exemplo, você leu mais devagar, pesquisou os dados na mente ou visualizou os fatos? Reflita sobre sua performance neste exercício e tente repetí-lo com outros textos no futuro. E fique atento: temos mais facilidade de nos lembrar de histórias de conteúdo emocional, como as que envolvem crimes, do que as que não têm essa natureza.

EXERCÍCIO 2: misturas circulares

Aguce sua visão e tente descobrir quais são as palavras ocultas nos círculos. A primeira letra pode estar em qualquer ponto e a leitura pode ser tanto em sentido horário quanto anti-horário. Respostas na última página!


EXERCÍCIO 3: compare e diferencie

Examine esta cena de fazenda e tente identificar coisas que pareçam estranhas. 5 ELEMENTOS ESTRANHOS estão ocultos nos galhos das árvores e OUTROS 5 ELEMENTOS estão entremeados no restante da figura.


EXERCÍCIO 4: em forma

Observe a figura abaixo com bastante atenção. Depois, cubra-a e copie o desenho do modo mais preciso que conseguir, em uma folha de papel.
Como se comparam os dois? Você conseguiu se lembrar da maioria dos detalhes?
Para um desafio extra, deixe a cópia de lado e tente desenhar a figura após uma pausa de meia-hora.

Misturas circulares – RESPOSTAS
1) inveja; 2) cavalo; 3) cinema; 4) frasco; 5) abelha; 6) peteca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário