sábado, 1 de dezembro de 2012




Estresse

Normalmente uma pessoa perde 1.000 neurônios por dia. Entretanto, estressada, chega a perder até 4.000 neurônios por dia (dados levantados pelo neurologista Alexandre Feldman). E isso se acumula. Ao final de um ano, são 365 dias multiplicados por 4.000 neurônios perdidos ao dia, numa cifra próxima a 1.500.000 neurônios perdidos, causando perda de rendimento, memória, problemas de saúde, e cansaço mental.
O Stress é tido como o inimigo número 1 da vida moderna. Estima-se que o desgaste sofrido num dia de trabalho atualmente, equivale a 14 anos no início do século XX: o megabombardeio de informações, o trânsito caótico, a corrida atrás do tempo, a pressão do imediato, o celular que interrompe a refeição, ufa!... E, assim, temos 3 níveis de stress: no pescoço, nas costas, e na batata da perna (o reflexo do tendão, quando o nível de alarme do cérebro dispara).

Tudo isso é trabalhado no Curso Módulo Básico, Nível I (ver agenda), pois além de perder rendimento (neurônios), deixa a pessoa suscetível a doenças (baixa do sistema imunológico) e propensa a acidentes (pois os reflexos ficam mais lentos). Sabemos até que a tensão acumulada no corpo, durante o dia, faz com que à noite, ao dormir, a pessoa, inclusive, esteja mais baixa que pela manhã, ao acordar. Os exercícios de GINÁSTICA CEREBRAL são um método eficaz no combate ao stress, pois neutralizam essa tensão, através de exercícios de alongamento, recolocando a energia de volta aos lugares certos do corpo, usando a Lei de Lavoisier: Nada se cria, Nada se perde, Tudo se transforma!

Sintomas de Estresse

Você está Estressado?

Responda apenas SIM ou NÃO
A quantidade de repostas “sim” determina seu nível de estresse

           1)   Você é agressivo e competitivo em tudo o que faz?   

DICA: Não há nada de errado em querer ser bem-sucedido. No entanto, é uma boa ideia participar de pelo menos uma atividade não competitiva, para reduzir a tensão: um hobby, uma coleção, uma pescaria, um momento especial de lazer. 


2)    Você acha difícil relacionar-se com os outros?

DICA: Se você estiver muito estressado, terá maiores chances de se recuperar mais rapidamente se tiver amigos ou parentes em quem possa confiar. Conselhos ou um ombro amigo fazem muita diferença e ajudam você a atravessar a crise. 


3)    Você tem dificuldades em expressar os seus sentimentos e ansiedades?

DICA: As pessoas que reprimem constantemente todas as suas emoções estão mais sujeitas a estresse do que aquelas que mostram o que sentem. Ser capaz de chorar ou gritar de vez em quando é uma boa maneira de aliviar a tensão.


4)    Você frequentemente assume ou aceita prazos não realistas?

DICA: Pode até fazer parte da natureza do seu trabalho, e que você goste de se esforçar ao máximo. Mas a capacidade de dizer “não” a exigências excessivas é uma habilidade. Se você gera seu próprio estresse esforçando-se exageradamente, tente administrar melhor seu tempo, delegar mais trabalho e encontrar momentos para relaxar.


5)    Você repassa muitas vezes os fatos diários e se preocupa com eles?

DICA: Remoer fatos passados ou preocupar-se constantemente com eventos futuros contribuem para aumentar o estresse. Procure não se preocupar tanto. Não faz sentido desgastar-se com fatos sobre os quais você não tem controle.


6)    Sua vida mudou muito nos últimos seis meses?

DICA: Mudar em alguns aspectos é bom, novas atividades e eventos trazem variedade à vida, reduzem o estresse e mantêm a saúde. Mas o excesso ou ausência de mudanças (o marasmo, tudo está como sempre foi), também causam estresse.


7)    Você tem pouca ambição e sempre depende do estímulo de outras pessoas para agir?

DICA: Se você simplesmente deixar que os fatos aconteçam e nunca assumir o controle da sua vida, estará mais sujeito a estresse. Seja positivo – você pode superar a apatia, aumentar a autoconfiança e eliminar o estresse.


8)    Você vive exclusivamente para o trabalho sem atividades ou interesses fora dele?

DICA: Trabalhar por muitas horas, sem se permitir um tempo para relaxar, aumenta o risco de estresse. Qualquer atividade que lhe traga prazer ajuda a aliviar a tensão e a mantê-lo calmo e feliz.


TESTE DE AVALIAÇÃO DO ESTRESSE:

VIDA NORMAL: 0, 1 ou 2 SIM.

ESTRESSADO: 4 SIM, além de dores no pescoço e cansaço mental, dores nas costas e desânimo.

ALTO NÍVEL DE ESTRESSE: 5, 6, 7 ou 8 SIM, sistema imunológico diminuído, tropeções, câimbra, o reflexo do tendão está acionado.

Exercício do dia


Usando os dedos indicador e o médio, massageie o centro da testa, acima dos olhos, a meio caminho entre a sobrancelha e a raiz do cabelo. Faça uma massagem suave, de olho aberto ou fechado, não importa. O sentido da massagem pode ser horário ou anti-horário. Durante um minuto você estará ativando pontos da acupuntura que são neurovasculares. Isso significa que você está aumentando o fluxo de sangue no lóbulo frontal, o nome técnico da testa, a parte rica e nobre do cérebro humano. É aqui que raciocinamos, aprendemos, memorizamos. Somos tão mais inteligentes, quanto mais tempo passamos no lóbulo frontal.
Este exercício desenvolve a inteligência, concentração, memória, criatividade, planejamento e bom-humor. Pode ser feito antes de uma prova, antes da reunião com o chefe (para ter tudo na ponta da língua), antes de sentar para ler ou estudar, na sala de aula (para ter atenção no professor), etc.

SUCESSO!!!

Os cursos oferecidos pelo site http://www.ginasticacerebral.com  contemplam exercícios cerebrais que atuam na redução desses sintomas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário