quinta-feira, 4 de julho de 2013

Tratamento para Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade - TDAH

                                   
Crianças com Déficit de Atenção apresentam níveis de hiperatividade, impulsividade e desatenção inadequados para sua faixa de idade. Em torno de 5 a 8% das crianças são portadoras deste transtorno e, em geral, apresentam problemas de adaptação social, de aprendizagem e a metade delas terão problemas de adaptação psicológica na vida adulta.

CÉREBRO COM TDAH - ALTA ATIVIDADE DE ONDAS TETA NO CÓRTEX PRÉ- FRONTAL

Neurofeedback pode beneficiar crianças com dificuldade de atenção e hiperatividade. Estudos funcionais de imagemcerebral (RMF – Ressonância Magnética  Funcional e PET – Tomografia por Emissão de Pósitron) e de Eletrencefalografia    sobre  a  atividade  do  cérebro,em portadores de TDAH, têm apresentado uma atividade diminuida com grande quantidade de ondas teta (ondaslentas), no córtex pré-frontal. Estas ondas são predominantes, quando estas crianças estão envolvidas em tarefas que exigem atenção, dificultando muito seu desempenho em provas cognitivas relacionadas com o controle das funções executivas  (memória  de trabalho, planejamento,monitoração e execução de atividades complexas ou novas para o indivíduo).
O treinamento da atenção e das funções executivas por meio do Neurofeedback tem demonstrado que é possível corrigir padrões  de  atividade  cerebral (Beauregard  &  Levesque, 2006; Olsen et al., 2004). Os resultados obtidos pelo Neurofeedback em relação ao controle dos sintomas e da atividade do cérebro são equiparáveis aos resultados do uso de medicação (Rossiter & LaVaque, 1995; Fuchs et al., 2003; Monastra, Monastra & Geroge, 2002), com a vantagem de não ter feitos colaterais e de uma permanência maior depois de concluída a intervenção (Monastra, 2005).
As pessoas que forem diagnosticadas com Défict de Atenção e Hiperatividade – TDAH, poderão receber um tratamento terapêutico neurológico através da tecnologia do Neurofeedback. A proposta de terapia por Neurofeedback, com pessoas portadoras de TDAH, consiste em uma avaliação neuropsicológica (cognitiva, emocional, comportamental e social), uma avaliação eletro encefalográfica espectral e treinamentos da atenção, das funções executivas e do contole motor. O plano de trabalho consiste de 20 a 45 sessões, dependendo das necessidades do tratamento.

Um comentário:

  1. Muito interessante Francisca! Depois irei tirar algumas dúvidas pessoalmente. Sucesso!
    Raquel

    ResponderExcluir