segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Hostilidade. Por que as pessoas são agressivas?

                                    
Hostil

- Que se exprime de maneira agressiva ou que demonstra agressividade.

- Que denota desaprovação, inimizade: palavras hostis.


Sinônimos de Hostil

Adverso, agressivo, antipático, avesso, contrário, desagradável, invasivo e ofensivo.

Antônimos de Hostil

Afável, favorável, gentil e simpatizante.

Hostilidade

Durante o final de semana me peguei refletindo sobre o comportamento hostil. Por que em determinados momentos as pessoas são hostis umas com as outras? É possível tirar algum proveito de episódios prevalecidos pela hostilidade?

É fato que toda e qualquer experiência traz à nós a possibilidade de uma nova compreensão, de gerar um novo significado do conhecimento. Isso se aplica também às vivências mais difíceis, mesmo que essas contenham algum tipo de agressão.

Por outro lado, parece difícil justificar que um comportamento hostil seja necessário para o andamento de qualquer que seja a situação. Dentro da minha compreensão, faz-se possível sempre uma solução por outro meio, onde formas menos agressivas de comunicação podem ser elaboradas e expressas, alcançando assim um melhor resultado.

Normalmente a pessoa apela ao uso da agressão por não saber lidar com determinada situação, ou não querer participar da mesma. Olhando dentro de uma perspectiva do desenvolvimento humano, isso é lamentável. Ao evitarmos uma participação como aprendiz de qualquer nova experiência, estamos negligenciando nosso próprio processo de amadurecimento, pois são através dessas que encontramos novos conceitos e conhecimentos para nos adaptar e lidar mais adequadamente com todo o campo da vida.

Não estou dizendo que seja fácil e necessário lidarmos com todas as situações de frustrações da vida calmamente. Imagino que seja possível refletir sobre as sensações de raiva, angústia e necessidades de agressões quando essas vem à tona. Assim, faz-se possível compreender a si mesmo, encontrando uma justificativa do que gerou essas sensações, e quais seriam as possíveis soluções alternativas dessas.

A agressão dentro de qualquer diálogo faz com que o mesmo seja distorcido. Tanto o agressor como o agredido se exaltam, perdendo a linha plena de raciocínio vinculada ao afeto. Sendo assim, palavras podem ser ditas sem nenhum tipo de reflexão, como também podem ser interpretadas de uma maneira completamente distorcida. Creio que a hostilidade faz com que o processo de linguagem seja prejudicado, o que prejudicaria diretamente na relação para com o outro.

A verdade é que é difícil irmos contra à todos os condicionamentos realizados durante nossa vida. Nossa cultura proporciona uma condição de alienação. Desde a educação, até a influência da mídia em relação aos mais diversos tipo de relações e a própria família, nos induzem à alienação. Em paralelo, acredito que pela capacidade incrível do ser humano, a mudança dentro de um nível satisfatório de saúde é atingível e necessária. Todos temos a oportunidade de "melhorar" qualquer que seja nossa conduta. Basta refletir e agir de acordo com as reflexões.

Muito se fala sobre ética e moral, mas a verdade é que são conceitos distorcidos dentro da cultura ocidental. O foco desses conceitos na antiga Grécia (herdeira dos mesmos para nós), colocava a plenitude do desenvolvimento humano em relação ao bem-estar ao nível de uma cidadania em primeiro lugar, o que pouco se aborda hoje em dia. Ou seja, manifestar seus desejos de forma sadia, preocupando-se com o o bem-estar do próximos, pois você e ele vivem no mesmo campo.

As pessoas se frustram e não sabem lidar com isso, nem o por que isso ocorre. As pessoas adoecem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário