O QSD apresenta várias vantagens.
Por exemplo, auxilia o profissional (a) na investigação clínica,
permitindo que os pais se apoiem nas situações listadas para melhor descrever
suas queixas em relação ao comportamento da criança; (b)na justificativa sobre
a necessidade ou não de tratamento; e (c) no acompanhamento/monitoramento do
tratamento proposto Para fins de pesquisa, o QSD apresenta ainda a vantagem de
ser um instrumento psicométrico simples, porém, bem construído e validado e de
fácil utilização.
Questionário de Situações - Domésticas – QSD
Nome da criança:
___________________________________________ Data:______________.
Nome da Pessoa que está
preenchendo o formulário: __________________________________.
Instruções:
O seu filho apresenta algum
problema em obedecer suas instruções, ordens ou regras em alguma dessas situações?
Se afirmativo, por favor circule a palavra sim e depois circule o número ao lado
da situação que descreve quão severo esse problema é para você.
Se o seu filho não apresenta
problema na situação, circule Não e vá para a próxima situação do formulário.Situações
Sim/ Não Se sim, quão severo? (circule um) Leve (circule um) Severo
1. Brincando sozinho
Sim Não 1 2 3 4 5 6 7 8 9
2. Brincando com outra criança
Sim Não 1 2 3 4 5 6 7 8 9
3. Durante as refeições
Sim Não 1 2 3 4 5 6 7 8 9
4. Para vestir-se/ despir-se
Sim Não 1 2 3 4 5 6 7 8 9
5. Escovar dentes/ lavar as mãos
Sim Não 1 2 3 4 5 6 7 8 9
6. Tomando banho
Sim Não 1 2 3 4 5 6 7 8 9
7. Quando você está ao telefone
Sim Não 1 2 3 4 5 6 7 8 9
8. Quanto você tem visitas em
casa
Sim Não 1 2 3 4 5 6 7 8 9
9. Quando você está fazendo uma
visita
Sim Não 1 2 3 4 5 6 7 8 9
10. Em lugares públicos
(restaurantes, lojas, igreja, etc.)
Sim Não 1 2 3 4 5 6 7 8 9
11. Quando o pai está em casa
Sim Não 1 2 3 4 5 6 7 8 9
12. Quando é pedido para que
realize pequenas tarefas em casa
Sim Não 1 2 3 4 5 6 7 8 9
13. Quando é pedido para que faça
a lição de casa
Sim Não 1 2 3 4 5 6 7 8 9
14. Na hora de dormir Sim Não 1 2
3 4 5 6 7 8 9
15. No carro Sim Não 1 2 3 4 5 6
7 8 9
16. Quando está com outros
cuidadores que não os pais
Sim Não 1 2 3 4 5 6 7 8 9
Número total de situações
problema _________________
Grau de severidade ____________
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Apurador
Fonte: Barkley, R. A. (1987). Defiant children: Parent-teacher assignments. New York:
Guilford.
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