terça-feira, 28 de maio de 2013

Comportamento


O que é Comportamento?
Postado por Francisca Maria Andrade

No mundo da Análise do Comportamento Aplicada (ABA - Applied Behavior Analysis), o conceito de comportamento é crítico. O que, exatamente, é um comportamento? Simples: um comportamento é o que uma pessoa faz e diz. É uma ação (“chorar”) e não uma característica da pessoa (“alta”). Aquelas coisas que estão “na sua cabeça”, como pensamentos, intenções, ideias, planos, etc., não são comportamentos.
Exemplos de comportamentos:
Chorar;
Ir de bicicleta até o mercado;
Digitar um e-mail no computador;
Telefonar para um amigo e falar de um filme;
Dirigir até o trabalho;
Coçar-se etc.
Para a Análise do Comportamento, da qual a ABA deriva, os eventos que ocorrem “por detrás dos olhos” são considerados comportamentos como quaisquer outros que ocorrem “na frente dos olhos". Imaginar, sentir e pensar (falar consigo mesmo) são coisas que ocorrem "por detrás dos olhos". A única diferença que a Análise do Comportamento faz entre um comportamento que ocorre "por detrás dos olhos" e um que ocorre "na frente dos olhos" é exatamente esta: no primeiro caso, somente a pessoa que se comportou (imaginou, pensou, sentiu) teve acesso direto ao evento e pode, portanto, falar sobre ele, que é, por isso mesmo, chamado de um evento privado ou comportamento encoberto, sendo o outro chamado um comportamento público ou aberto.
 Ao lidarmos com pessoas especiais com problemas de comunicação, reconhecer estes eventos que ocorrem "por detrás dos olhos" como comportamentos - e portanto passíveis de aquisição e treinamento - pode fazer uma grande diferença: sem habilidades para comunicar seus eventos privados, pessoas especiais muitas vezes sofrem por não poder pedir aos seus cuidadores uma solução para seus estados internos, como dor, sensação de fome, etc. Skinner, B.F. - About Behaviorism. New
York: Knopf, A., Inc., 1974. Baum, W. - Para compreender o behaviorismo. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999.

Como manejamos ou alteramos o comportamento?

Condicionamento operante é o processo que usamos para ajudar a modificar ou trocar um comportamento que é indesejável, ou para reforçar um comportamento desejável. Os princípios do Condicionamento Operante foram descobertos e descritos por B.F. Skinner.
A coisa mais importante a se entender é: “Um comportamento seguido de um estímulo reforçador resulta em um aumento da probabilidade daquele comportamento se repetir no futuro”. Por exemplo, se você preparou e serviu um jantar elaborado e todos os seus convidados a elogiam e dizem quanto seu salmão à Wellington é delicioso, provavelmente você tornará a fazê-lo. Por outro lado, se todos brincarem e disserem que o gosto é de papelão salgado cozido em meias velhas, provavelmente você nunca mais vai voltar a cozinhar um salmão de novo. As consequências positivas ou negativas de seu comportamento determinam se você vai repeti-lo ou não.
A ciência do comportamento visa trocar as condições sob as quais o comportamento ocorre, ou trocar as conseqüências de um comportamento para conseguir efetuar mudança no comportamento. Aqui estão alguns exemplos:
Antecedente: Você assiste a um filme triste.
Comportamento: Você chora.
Consequência: Você se sente triste. Você para de assistir a filmes tristes.
Agora, troque as condições sob as quais o comportamento acontece, ou o antecedente; e você mudará o comportamento e a consequência:
Antecedente: Você assiste a um filme engraçado.
Comportamento: Você ri.
Consequência: Você fica feliz. Você assiste a outros filmes engraçados.
Eis um outro:
Antecedente: O sinal ficou amarelo.
Comportamento: Você acelera.
Consequência: Você é multado. Você ficará menos propenso a furar o amarelo no futuro.
Seu comportamento futuro foi modificado pelas consequências desse comportamento.
Você foi multado. No futuro você estará menos disposto a furar o sinal amarelo. Agora, troque a consequência e você trocará o comportamento subsequente:
Antecedente: O sinal ficou amarelo.
Comportamento: Você acelera.
Consequência: Você não é multado. Você continua a furar o sinal amarelo.
De novo, a consequência deste comportamento vai moldar seu comportamento futuro.

Neste caso, seu comportamento foi positivamente reforçado. E assim você tenderá a repeti-lo.

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(Análise do Comportamento Aplicada)

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